O gabinete do doutor caligari
O expressionismo alemão foi um estilo cinematográfico cujo
auge se deu na década de 1920, que caracterizou-se pela distorção de cenários e
personagens, através da maquiagem, dos recursos de fotografia e de outros
mecanismos, com o objetivo de expressar a maneira como os realizadores viam o
mundo.
"O expressionismo, nascido na Alemanha no final do
século XIX, é maior que a idéia de um movimento de arte, e antes de tudo, uma
negação ao mundo burguês. Seu surgimento contribuiu para refletir posições
contrárias ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através de obras que
combatiam a razão com a fantasia. Influenciados pela filosofia de Nietzsche e
pela teoria do inconsciente de Freud, os artistas alemães do início do século
fizeram a arte ultrapassar os limites da realidade, tornando-se expressão pura
da subjetividade psicológica e emocional."
O Expressionismo,cuja origem podemos remontar a fortes
evidências em Van Gogh.[2] O expressionismo alemão,que se estendeu por quase
todas as artes como o cinema, a pintura e caracteriza-se pela distorção da
imagem(uso de cores vibrantes e remetentes ao sobrenatural ),do retorno ao
gótico e a oposição a uma sociedade imersa no desolador cenário do racionalismo
moderno pregador do trabalho mecânico.As vibrantes e alucinógenas pinturas
expressam um desligamento com o real , a prioridade do "eu" e sua
visão pessoal do mundo
Tal identidade de uma arte de crise se intensifica ao coincidir
com a instalação da frágil República de Weimar após uma catastrófica guerra
perdida e um humilhante Tratado de Versalhes que arruinou a nação alemã,o que
contribuiu para, então, não só formar uma nova proposta de postura estética mas
também uma moral de enfrentamento das autoridades (foi por essa razão que os
nazistas consideraram o expressionismo uma arte decadente). O Nazismo e a
própria Segunda Guerra Mundial veio a destruir muitas destas obras.
Nosferatu
Cinema
As primeiras pesquisas estéticas do cinema expressionista
aconteceram na Dinamarca, nas primeiras décadas do século XX. Nessa época,
muitos cineastas deste país abordaram em suas obras o tema da angústia, da
loucura e outros mais místicos, envolvendo bruxaria. Nas cenas de alucinação
eram exigidos certos efeitos, cuja realização obrigava os cineastas a
recorrerem a técnicas fotográficas novas, bem como a cenários simplificados que
permitissem o jogo de luzes sobre ângulos vivos e volumes claros.
Na Alemanha, o filme O estudante de Praga (1913), protagonizados
pelo ator teatral Paul Wegener (1874-1948), foi inspirado nessas produções
dinamarquesas, tendo sido o primeiro filme alemão a ser vendido para o mercado
externo. Foi realizado pelo diretor sueco Stellan Rye (1880-1914) e produzido
pela Union Film (depois Decla Bioscop), reunindo diversos temas da literatura
fantástica, como o pacto do diabo de Fausto, a corrupção da imagem de Dorian
Gray e a idéia do duplo dos contos de Edgar Allan Poe e E. T. A. Hoffmann.
“ O doente não é mais aquele indivíduo que sofre, mas
converte-se na própria doença...”(Kasimir Edschmid) Contra a arte superficial,
epidérmica (impressionismo). Quer ir ao centro, aprofundar-se, pressionar a
realidade. Daí surge a deformação típica do impressionismo alemão (com origem em
Van Gogh e Munch). Influenciado também pelo niilismo de Nietzsche. E até por
Freud.
Fontes:
http://www.overmundo.com.br/overblog/o-expressionismo-recriando-conceitos-e-valores
http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo_alem%C3%A3o
http://www.urutagua.uem.br/010/10silva.htm
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