terça-feira, 13 de março de 2012

Longa-metragem chileno recebe prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano



'Bonsai', do diretor chileno Cristián Jiménez, recebeu o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano no 29º Festival Internacional de Cinema de Miami (MIFF), que terminou nesse domingo (11), com a exibição de mais de 100 obras de 35 países.

O longa-metragem  - uma coprodução de Chile, Argentina, Portugal e França recebeu também, o prêmio de Melhor Roteiro, pelo trabalho realizado pelo diretor Jiménez na adaptação do livro homônimo de Alejandro Zambra.

O filme, que passou por festivais como o de Cannes, Toronto e San Sebastián, aborda "a dimensão mais existencial da solidão e de seus personagens, que enfrentam essa situação se refugiando nos livros", segundo o diretor.

Violeta foi para o Céu, de Andrés Wood (coprodução entre Brasil, Chile e Argentina) e Sangue do Meu Sangue, dirigido por João Canijo, receberam os prêmios reservados à discrição do júri, dotados com US$ 5 mil cada. Nesta categoria, também competia o brasileiro Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios (Beto Brant e Renato Ciasca), adaptação do livro homônimo de Marçal Aquino.

Outros representantes brasileiros que participaram do concurso foram Heleno, do diretor José Henrique Fonseca, e O Sexo dos Anjos (coprodução entre Espanha e Brasil), de Xavier Villaverde.
Fonte: Site Terra

Aline Przybysewski

Um comentário: