sábado, 19 de maio de 2012

Produções mantém marcas expressionistas

Com O gabinete do Dr. Caligari (1919), de Robert Wiene, Nosferatu, uma sinfonia de horrores (1922), de Friedrich Wilhelm Murnau, uma nova forma de cinema surge, com temas sombrios de suspense policial e mistério em um ambiente urbano, personagens bizarros e assustadores, uma distorção da imagem devido a uma excessiva dramaticidade tanto na atuação quanto na maquiagem e cenografia fantástica de recriação do imaginário humano. A influência dos expressionistas do cinema se fez sentir em Hollywood, tanto na temática quanto na linguagem, inclusive porque muitos dos diretores alemães de então migraram para Hollywood e lá realizaram filmes. A influência expressionista ainda está presente e com certeza permanecerá em diversos filmes, aqueles que são carregados de drama, suspense, os filmes de terror, apreciado por muitos. E a equipe do Imaginário  separou algumas produções para vocês conferirem:
Timothy William Burton ou apenas Tim Burton, é um cineasta americano, que trabalha usualmente com temáticas sombrias. Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, já realizou projetos sobre Ed Wood e chamou para estrelar seus trabalhos os notórios atores de filmes de terror Vincent Price e Christopher Lee, que ficou conhecido mundialmente interpretando o Conde Drácula. Alguns de seus trabalhos que possuem marcas expressionistas são:

 
Edward Mãos de Tesoura é um filme de 1990, drama enternecedor, romântico e profundo. Apresenta o caricato personagem Edward, que possui fortes características expressionistas, pela dramaticidade da personagem, e sua marca sombria. Edward que é a 'criação' de um velho inventor maluco, que vem a falecer antes de ter chance de terminar seu último trabalho, um homem de carne e osso, deixando-o sem nenhuma das mãos e completamente sozinho, na mansão sombria onde somente os dois moravam. No lugar das mãos existiam tesouras com as quais esculpia e cuidava do jardim da mansão.



Sombras da Noite (2012) - 1850 Charles Boone e seu fiel amigo Calvin McCaan mudam-se para uma misteriosa mansão. O problema é que a mansão parece viva, soando misteriosos ruídos e apresentando arrepiantes manifestações. Nesta mansão, Charles acaba por encontrar um mapa que o levará a cidadezinha abandonada de Jerusalem's Lot. Porém uma expedição até lá poderá não ter um final tão feliz.


                                     


Frankenweenie (EUA, 2012) um remake do curta metragem homônimo de 1984. O longa-metragem será feito em stop motion e totalmente em 3D. O jovem Victor faz experimentos para trazer de volta à vida seu amado cãozinho, Sparky. O que ele não imagina é que isso terá graves consequências.





Cisne Negro é um filme de suspense e drama psicológico estadunidense dirigido por Darren Aronofsky. O Lago dos Cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco com inocência e graça, quanto o Cisne Negro, que representa malícia e sensualidade. Lily se encaixa perfeitamente no papel do Cisne Negro, porém Nina é a própria personificação do Cisne Branco. As duas desenvolvem uma amizade conflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio, prejudicando seu equlíbrio psicológico. Em sua busca pelo seu lado obsceno, Nina acaba causando um conflito dentro de sua conturbada mente, e nessa obsessão em criar um cisne negro, ela pode acabar destruindo sua sanidade.


Anjos da Noite - A evolução de Len Wiseman. Com a divulgação de segredos e a determinação de um vampiro guerreiro traído, a batalha de séculos entre vampiros e lobisomens alcançou um grau de violência ainda maior. A vampira Selene está agora à procura de Marcus o rei dos vampiros, na intenção de negociar por sua vida. O híbrido Michael deseja ajudar Selene em sua tentativa, mas ela não é capaz de confiar no lobisomem feroz e descontrolado que está dentro de seu corpo e, com isso, recusa a ajuda. Entretanto Selene é atacada por Marcus ao encontrá-lo. A intenção de Marcus é aniquilá-la, mas ela consegue escapar e descobre que foi traída por sua família. Decidida a se vingar, Selene pede ajuda a Adrian Tani para entender a teia de mentiras que Marcus e Viktor teceu para que conquistassem a supremacia. Tanis revela a Selena a verdadeira identidade do primeiro imortal: Alexander Corvinus , pai de Marcus e também de seu irmão gêmeo, William. Contando agora com a ajuda de Michael, Selene confronta Marcus, que deseja libertar seu irmão.

Os filmes de terror carregam uma forte herança expressionista, pelo suspense, a cenas sombrias e principalmente o medo que causam nas pessoas. Para os amantes do horror muitas são as opções, filmes de vampiros, monstros, psicóticos, e tantos outros, todos com o intuito de despertar fortes emoções em seus espectadores. A série “ Jogos Mortais” é um exemplo marcante, separamos seu último filme.



Branca de Neve e o Caçador - Dirigido por Rupert Sanders, o filme é uma versão diferente da clássica história da Branca de Neve, dos irmãos Grimm, fugindo da trama clássica, traz pitadas de suspense, momentos sombrios, representados pela Rainha má. Aqui, o caçador não está apaixonado pela heroína, mas sim é um homem honrado que passará a defendê-la da malvada rainha. O caçador Eric foi contratado pela Rainha Má para encontrar a Branca de Neve, que escapou de seu castelo. Contudo, quando ele descobre que o objetivo de sua patroa não é só recapturar, mas também assassinar a jovem, ele passa a ajudá-la em sua fuga, dando início a uma perigosa aventura.




Um comentário: